PROJETO BIODIESEL BRASILEIRO

Estudo baseado em lógica fuzzy para mapear áreas potenciais objetivando implantação de pólos de produção de biodiesel na região nordeste. 

O trabalho, como dito, foi solicitado pelo Ministério das Minas e Energia, Casa Civil da Presidência da República e Petrobras, e serviu de base para a implementação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (2006).

Para lidar com a complexidade das variáveis envolvidas, a equipe da COPPE concebeu um software inédito que avaliou a localização, viabilidade técnica e econômica da produção de biodiesel a partir, inicialmente, da mamona, possibilitando identificar as oportunidades de investimentos em função das características de cada município.

Foram avaliados 1789 municípios do semi árido nordestino brasileiro e identificadas áreas com potencial imediatamente disponíveis e áreas com grande potencial carentes de intervenções através da criação de infraestrutura.

ESTUDO DA IDENTIFICAÇÃO DOS SÍTIOS AÉREOS PARA A ENTRADA DE AERONAVES DE GRANDE PORTE (AIRBUS A380) NO SISTEMA DE TRÁFEGO AÉREO

Aplicação do modelo locacional COPPE-COSENZA para delineamento do espaço aéreo para entrada de aeronaves de grande porte no corredor aéreo mundial, considerando necessidades de zonas de manobra, interferências climáticas, fluxo de aeronaves e demais aspectos relevantes na garantia de segurança do espaço aéreo. 

Desta forma, a aplicação do Modelo COPPE-COSENZA permite a criação de grandes zonas espaciais com baixa interferência externa que permitissem a introdução da operação destas aeronaves com mínima interferência no funcionamento cotidiano das unidades aeroportuárias. 

O estudo foi desenvolvido em convênio com a Université de Toulouse, com intercâmbio de pesquisadores e publicação de diversos artigos em revistas especializadas internacionais.

PROJETO GESPLAN – GESTÃO DO PLANO MESTRE

Pesquisa que objetivou o desenvolvimento de um protótipo de sistema computacional com mecanismos inteligentes de apoio a decisão e voltado para a atividade de planejamento mestre da produção. O projeto foi realizado em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia e com o Núcleo de Tecnologias de Gestão e Logística da COPPE e contou com apoio da FAPERJ.

O sistema didático resultante é desdobramento de uma tese de doutorado realizada na COPPE e combina a facilidade e praticidade decorrentes do uso de simulações “what if”, com o ferramental oferecido pela abordagem baseada nos Sistemas de Inferência Fuzzy.

Artigos e relatórios técnicos podem ser obtidos no site do projeto. Para mais informações

MODELAGEM LOCACIONAL PARA INSTALAÇÃO DE USINAS NUCLEARES

Aplicação do modelo locacional COPPE-COSENZA observando critérios exigidos pelo EPRI Sitting Guide na localização de sítios nucleares de potência. O projeto contemplou a seleção de áreas capazes de receber a instalação de até seis plantas de 1.100 MW com avaliação de todo o território brasileiro.

O estudo, conduzido pelo GARTA/IVIG/COPPE/UFRJ para a ELETRONUCLEAR, avançou nas fases 1 e 2 no qual foram realizados filtros com critérios de evitação e exclusão, gerando mapas georreferenciados de 40 áreas capazes de receber tal empreendimento.

ENGENHARIA E CONFIABILIDADE HUMANA NA USINA DE ANGRA II

Trabalho sobre a aplicação da Lógica Fuzzy na avaliação da confiabilidade humana nos Ensaios Não Destrutivos por Ultra-Som, realizado com inspetores da Usina Nuclear de Angra II. 
Desenvolvido pelo pesquisador Jesús Domech Moré. DSc. 

Neste estudo foi desenvolvido um modelo fuzzy baseado em 59 fatores que influenciam no desempenho do inspetor criando um padrão de qualidade do ensaio, aplicado também em plataformas da Petrobras.

MODELO DE HIERARQUIZAÇÃO DE POTENCIAIS DE LOCALIZAÇÃO NO ZONEAMENTO INDUSTRIAL METROPOLITANO: METODOLOGIA PARA MENSURAÇÃO DE OFERTA E DEMANDA DE FATORES

Aplicação do modelo locacional COPPE-COSENZA na avaliação do Zoneamento Industrial Metropolitano considerando os diversos perfis industriais e as vantagens da formação de zonas beneficiadas pelos fatores aglomerativos industrias. 

O estudo também considerou o impacto polarizador econômico e suas interferências, indicando as necessidades de contenção da expansão das zonas urbanas.

NOVO TRATAMENTO MATEMÁTICO PARA ESTUDO DE CONDIÇÕES DE EQUILÍBRIO NO MERCADO DE TRANSPORTE AÉREO / CNRS – FRANÇA

O estudo trata com uma nova abordagem as condições de equilíbrio no mercado de transporte aéreo, exemplificando com duas das mais competitivas companhias aéreas. Versões fuzzy dos modelos de equilíbrio de Cournot e Nash foram consideradas. 

O sistema é tema de artigo publicado pela NASA (www.sti.nasa.gov) em sua revista “Scientific and Technical Aerospace Reports”, sob o título “A Fuzzy Approach of the Competition on The Air Transport Market”.

Trata-se de uma ferramenta estratégica, que permite criar novas condições de equilíbrio no mercado de transporte aéreo, um ambiente de incertezas e com características oligopolistas.

O trabalho é fruto de parceria com pesquisadores orientados por Felix Mora Camino, da Escola Nacional de Aviação Civil (ENAC) da França, LAAS/CNRS – Laboratório de Pesquisa Aeroespacial do Centro Nacional de Pesquisa da França, Souhir Chaferddine, UT2&ENAC e De Coligny, da Universidade de Toulouse II;

AVALIAÇÃO DA ADEQUAÇÃO FÍSICO-AMBIENTAL DAS INSTALAÇÕES DO INPI NO RIO DE JANEIRO


Avaliação do perfil da sede do INPI no atendimento às necessidades de operação de um instituto de patente respeitando as condições de segurança exigidas para a proteção de documentos e sua respectiva conservação. 

O estudo apontou a possibilidade de ocorrência de sinistro ao acervo de patentes armazenados na edificação e promoveu a transferência da sede do INPI para outra edificação.

RELATÓRIO SOBRE DESEMPENHO DO EDIFÍCIO-SEDE DO BNDES

Avaliação do perfil da sede do BNDES no atendimento às necessidades de operação da unidade de planejamento do banco respeitando as condições de infraestrutura, segurança e conforto ambiental.

RELATÓRIO SOBRE DESEMPENHO DO EDIFÍCIO RB1

Avaliação do perfil do edifício comercial RB1 no atendimento às necessidades de operação de escritorios de grandes empresas respeitando as condições de infraestrutura, segurança e conforto ambiental.